Google Hangout Para Alunos

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TUTORIAL HANGOUTS


Dentre os aplicativos oferecidos pelo Google para favorecer o diálogo e auxiliar a realização das aulas onlines está o Hangouts Meet, também conhecido como Google Hangouts.


Google Hangouts: Nesta ferramenta você pode trocar mensagens com uma ou mais pessoas, e por diferentes dispositivos como o computador, Android, Iphone e Ipad.


Para os usuários de Computador, segue abaixo as instruções para utilização do aplicativo:


No seu computador, acesse hangouts.google.com ou abra o Hangouts no Gmail ou ainda baixe a extensão Hangouts para o navegador do Chrome para o Hangouts, o Hangouts se abrirá em uma nova janela.

Na tela inicial do Google Hangouts há 3 opções de comunicação. O professor irá escolher a mais adequada para a proposta de atividade. Clique em Fazer login.


Como iniciar uma conversa

  1. Clique em Nova conversa.
  2. Digite e selecione um nome ou endereço de e-mail.
  3. Digite sua mensagem. Você também pode adicionar emojis e fotos.
  4. E, pressione Enter.


Atenção: Ao inserir um endereço de e-mail é necessário que o convidado possua uma conta no Gmail, que é a plataforma de correio eletrônico do Google.

Quando um novo contato enviar mensagem para você, clique nas reticências “na barra à esquerda da tela e em seguida Convites para entrar na conversa.

Quando você selecionar a janela do Hangout:

           A mensagem será marcada como lida. Isso significa que ela não aparecerá mais em negrito, e sua imagem de perfil será exibida abaixo da última mensagem enviada na conversa.

           Se você fechar ou minimizar a janela do Hangout, sua foto do perfil não será exibida. 

           As pessoas também verão o tipo de dispositivo que você usa e se você está on-line. 





COMO INICIAR UMA VIDEOCHAMADA

  1. Acesse hangouts.google.com.
  2. Clique em Videochamada
  3. Ao iniciar uma videochamada, o Hangouts solicitará acesso ao seu microfone e câmera. Clique em Permitir.
  4. Insira os e-mails dos seus convidados na caixa Convidar pessoas.



ADICIONANDO PESSOAS PELO ENDEREÇO DE E-MAIL

Qualquer pessoa na videochamada pode adicionar outras pessoas após o início da chamada. Lembre-se: as pessoas que forem convidadas a participar da videochamada precisam entrar pelo e-mail institucional.

  1. Na janela da videochamada, clique na tela.
  2. Na parte superior, clique em Adicionar pessoas
  3. Digite um nome ou endereço de e-mail.
  4. Clique em Convidar.


ADICIONANDO PESSOAS PELO LINK

Para participar de uma chamada, os usuários precisarão fazer o login. Qualquer um com o link poderá participar da chamada

  1. Na janela da videochamada, clique na tela.
  2. Na parte superior, clique em Adicionar pessoas  Copiar link para compartilhar.
  3. Para convidar pessoas para a chamada, clique no link e copie-o. Depois, cole o link nos aplicativos de conversa ou na sua turma no Google Classroom.




OPÇÕES NA VIDEOCHAMADA

Você pode:

  1. Desativar a câmera ou o som do microfone clicando nos ícones.
  2. Compartilhar sua tela. Clique em Mais em seguida, Compartilhar tela.
  3. Tela cheia: para que a videochamada ocupe toda a tela, clique em Mais e depois Tela cheia.
  4. Enviar mensagens para as pessoas na videochamada. Na parte inferior, clique em Bate-papo.

CONVERSA EM GRUPO



Crie grupos de conversas, conforme as instruções:

1. Acesse hangouts.google.com ou abra o Hangouts no Gmail.

2. Clique em Nova conversa e depois Novo grupo.

3. Se preferir nomeie seu grupo.

4. Digite ou selecione os nomes, números de telefone ou endereços de e-mail das pessoas que você deseja adicionar. As conversas podem ter até 150 pessoas.

5. Neste grupo, se você quiser iniciar uma vIdeochamada clique no símbolo de câmera de vídeo.

6. Adicione pessoas à conversa pelo e-mail ou por compartilhamento do link.

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TUTORIAL MOBILE HANGOUTS MEET

  1. Na sua Play Store (Android) ou App Store (iOS) pesquise pelo aplicativo Hangouts. Em seguida, clique em Instalar.

2 . Clique para Continuar aceitando os Termos de Serviço e Privacidade do aplicativo. Em seguida, clique em Permitir para que Hangouts Meet tenha acesso ao microfone e câmera do seu celular.

  1. Faça login com seu e-mail institucional.


Uma conta pessoal @gmail.com no Meet não é capaz de criar uma sala de reunião. Mas poderá participar das videochamadas criadas pelos professores.


  1. A tela inicial do aplicativo vai se abrir com a câmera frontal do seu celular ativada. Você pode desativar sua câmera ou seu microfone clicando nos ícones referentes.


  1. Clique para Digitar um código de reunião.
  2. O código de reunião da sua aula pode ser encontrado no convite da aula no seu e-mail ou repassado pelos colegas nos aplicativos de bate-papo. 

COMO AGENDAR UMA AULA

Para agendar uma aula em vídeo chamada é preciso programar no aplicativo Agenda do Google.

1.   Clique em Meus Apps no Google Chrome. Em seguida, abra Agenda.

2.   Clique em +Criar para programar um evento.

3 . Em seguida, basta selecionar uma data e o horário para a sua aula:

4 . Na guia Convidados, clique em Adicionar convidados e digite 

5. Em Adicionar Conferência o campo vai automaticamente completar com a opção Participar do Hangouts Meet

6. Clique em Salvar e em seguida Enviar.

Os convidados receberão um e-mail com as informações do evento e um link para a videochamada. Eles poderão encaminhar o link da reunião para outras pessoas.

Se uma pessoa não convidada para o evento do Agenda tentar participar, um participante da sua organização precisará aceitar a solicitação.

1. Se você quiser alterar as informações, horários ou data da aula, clique no evento criado na Agenda

2. Você pode editar a frequência das videochamadas, designando automaticamente os dias:

3. Você pode alterar as descrições das videochamadas e adicionar convidados quando quiser:

ACEITANDO A AULA AGENDADA

  1. Vá para a caixa de entrada de seu e-mail institucional e abra a mensagem Convite: para confirmar participação na reunião do Hangouts Meet.

2. Clique em Sim para confirmar disponibilidade para a aula agendada e sinalizar ao professor a sua participação.

3. Na mensagem você encontrará as informações sobre a aula, bem como quem agendou (organizador) e quem participará, no caso seus colegas de turma. Clique no link para ser direcionado à reunião no Hangouts Meet e boa aula!

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